Recital de angariação de fundos para o programa cultural-solidário Palácio Nacional da Ajuda no hospital... um olhar para a Arte, com a participação da soprano Helena Carvalho Pereira, acompanhada pela pianista Húngara Kinga Somogyi.

16 de Março, 20 horas | Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa

20 Euros | Reserva | Novo Banco IBAN PT50 0007 0000 0030 8868 3712 3.

(OBRIGATÓRIA A APRESENTAÇÃO DE COMPROVATIVO DE PAGAMENTO)

Reservas aceites mediante pagamento para o NIB 0007 0000 00223355014 23

Para mais informações contactar - 91 287 10 44 | matriz@matriz-portuguesa.pt

É soprano ligeiro de coloratura e natural de Lisboa.

É Vice-Presidente do "Sintra Estúdio de Ópera" desde 2006, e colabora com o Maestro e Musicólogo Miguel Anastácio, apostando na divulgação do Património musical, de compositores Portugueses, arquivado nas principais bibliotecas de música Portuguesas: Palácio da Ajuda, Biblioteca Nacional, Biblioteca de Évora, Sé do Funchal, entre outras... reabilitando o bom nome desses compositores, bem como devolvendo ao Portugal moderno a sua verdadeira e riquíssima identidade patrimonial musical até agora tão esquecida. "Sempre que trazemos 'ao Mundo' uma nova partitura, esta é interpretada pelos músicos do S.E.O. e é normalmente gravada pela Antena 2, para que não se perca este espólio ímpar."

Iniciou os estudos de canto com o Maestro Artur Carneiro da Fundação Calouste Gulbenkian e prosseguiu os seus estudos com Margarida Marecos e José Manuel Araújo.

Ingressa então, na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa no Curso Oficial de Canto onde trabalhou com Ana Paula Russo, Laryssa Savchenko, Teresita Gutierrez, André Barroso, Tiago Marques e Daniel Schvetz, curso que concluiu com elevada classificação. Trabalhou com os Maestros Jorge Carvalho Alves e Nuno Margarido Lopes, trabalhou também a nível de Master Class com o Maestro João Paulo Santos, Elisabete de Matos, Enza Ferrari e Jill Feldman.

Como solista participou no Requiem de Fauré, na "Missa da Festa do Senhor Jesus" de José Luís da Silveira (estreia em tempos modernos), na Ópera "Ester" de António Leal Moreira onde desempenhou o papel de 'Harbona' (estreia em tempos modernos), ambas as peças foram difundidas em directo pela Antena 2, em Concerto com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e também na Fantasia Coral de Beethoven com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa dirigida pelo Maestro Vasco Pearce de Azevedo.

Foi agraciada com o Prémio Femina pelo Estudo e Divulgação da Cultura e História de Matriz Portuguesa no estrangeiro e na Lusofonia, em 2018.

Kinga Somogyi, uma jovem Húngara, vive em Lisboa há 3 anos. Depois de passar o ano académico 2014/2015 na Universidade do Porto ao abrigo do programa Erasmus, sabia que um dia voltaria a Portugal. A gentileza e a generosidade do povo Português assim como a beleza do país encantaram-na.

Licenciada em Estudos Franceses e Portugueses da Universidade Eötvös Loránd, de Budapeste, actualmente Mestranda em Português, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

A música desempenha um papel marcante na sua vida. Começou os seus estudos musicais em Veszprém, na sua cidade natal. Toca piano a partir dos 7 anos de idade, órgão há 6 anos. Durante os 15 anos passados em duas escolas de música (Escola de Música Csermák Antal de Veszprém, Escola de Música Járdányi Pál de Budapeste) participou em vários concertos, competições e eventos musicais. Em 2016, ganhou o XI Concurso Nacional de Órgão. Além do piano e do órgão, toca acordeão para amigos por prazer.

Em Lisboa, a música não deixou de ser a sua paixão. Toca com frequência em diversos programas da Embaixada da Hungria, tal como no Instituto de França de Portugal. Gosta muito de fazer os outros felizes, na realização desta aspiração a música representa uma esplêndida companheira.

"Music is the heart of life.

She speaks love; without it, there is no possible good and with it everything is beautiful."

(Ferenc Liszt)

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora