Objectivos

A Arte e a Cultura são meios extraordinários para a inclusão do meio hospitalar na sociedade e na cidade, e para a descoberta das maiores obras-primas dos Palácios e Museus Portugueses.


Objectivos | A Arte e a Cultura no quotidiano: uma "Artoteca" consistindo em reproduções das Colecções do Palácio Nacional da Ajuda é tornada acessível aos pacientes e utentes, aos seus familiares e visitantes; bem como aos funcionários do hospital.


Partilhar a Arte e a Cultura | As reproduções impressas das Colecções do Palácio Nacional da Ajuda vão ao hospital.Conhecer as Obras de Arte ' As reproduções impressas dos retratos, jóias reais, porcelanas, cristais, pintura, prataria e outros tesouros da colecção do Palácio Nacional da Ajuda serão apreciadas em ambientes de extraordinária receptividade a novas reacções à Arte e Cultura dos vários públicos do hospital.


Duração | Durante um período de 1 (um) a 3 (três) meses, as reproduções das colecções do Palácio Nacional da Ajuda serão exibidas nos espaços do hospital, como uma valiosa programação cultural e artística.


Público | Pacientes, familiares, visitantes, utentes de consultas externas, e funcionários (médicos, enfermeiros, técnicos de saúde e administrativos) do hospital.


Módulos expositivos | Contemplarão reproduções impressas das colecções do Palácio Nacional da Ajuda num percurso expositivo criado especificamente para este programa cultural-solidário.


Selecção das Obras de Arte | As reproduções expostas são seleccionadas por uma Comissão para as Artes constituída por membros do Palácio Nacional da Ajuda e da Matriz Portuguesa - MPADC - Associação para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento.


Comissão para as Artes
João Micael, presidente da Matriz Portuguesa.
Dr. José Alberto Ribeiro, director do Palácio Nacional da Ajuda e da Biblioteca do Palácio Nacional da Ajuda.